Ciclo de Estudos e Práticas em Design de Superfície

Está acontecendo a partir de hoje, 13/01/2021 o CICLO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM DESIGN DE SUPERFÍCIE, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria. O Evento é gratuito e transmitido pelo YouTube.

Assisti a ótima palestra desta manhã, com o professor Ricardo Rinaldi, que nos trouxe um panorama sobre Design de superfície apresentando, em resumo, três tipos de abordagens projetuais para DS: REPRESENTACIONAL, que “herda” técnicas de composição visual do campo geral do Design (conceitos de harmonia, contraste etc.) ESTRUTURAL, quando a superfície é a própria geradora do produto, como no exemplo da sandália Melissa, feita pelos Irmãos Campana, e RELACIONAL que leva em conta a relação do usuário com a superfície podendo, nesse caso, haver uma “resposta” ao contato do usuário, ao que o professor chamou de projetos de superfícies receptivas.

Esta forma de abordar o projeto de superfície foi anteriormente apresentado por SCHWARTZ (2008), conforme explicou o Professor Rinaldi. A pesquisadora citada, Ada Raquel Schwartz utiliza o termo”constitucional ” em vez de “estrutural”, pois situa a análise no que diz respeito mais à “materiais e aos procedimentos técnicos utilizados no processo de confecção de um produto”. Já o Professor Rinaldi complementa o assunto no sentido de que seja possível a compreensão da superfície como geradora do produto em si, ou seja, sendo ao mesmo tempo superfície e também a própria estrutura do objeto.

Fonte: SCHWARTZ, Ada Raquel. Design de Superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89726 acesso em Janeiro, 2021

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89726

Deixe uma resposta